Você conhece os benefícios das técnicas de respiração?
Já é mais do que certo o quanto a respiração pode nos ajudar em diversas situações.
Hoje vamos falar sobre a respiração na hora do parto, separamos dicas que podem lhe ajudar a diminuir desconfortos e a se concentrar.
A dor e as longas horas de parto podem causar muita ansiedade e estresse, e a respiração vem como uma grande aliada nesses momentos, melhorando a oxigenação da mãe e bebê, trazendo um pouco de relaxamento e concentração.
Separamos 3 técnicas de respiração que são muito utilizadas na hora do parto, de acordo com a necessidade de cada mamãe.

1 - Respiração torácica lenta e profunda
Durante as contrações essa técnica diminui o contato do diafragma com o útero.
Te ajuda a relaxar entre as contrações, trazendo controle no ritmo respiratório, trazendo um alívio da sensação de dor e e mantendo a oxigenação.
Técnica de respiração indicada para uso durante o trabalho de parto a fim de ajudar a evitar de fazer força muito cedo.

2 - Respiração superficial leve
A travessia do parto é uma experiência de dor muito particular, cada uma sabe de seus limites e com o avanço do trabalho de parto, as dores tendem a aumentar e a respiração a ficar mais acelerada.
Essa técnica é para quando a respiração lenta e profunda não te traz mais relaxamento e conforto.
A respiração é de forma mais leve e curta, inspirando uma quantidade menor de ar e expirando pela boca durante as contrações que estão mais intensas.
Nos intervalos volte a respiração lenta e profunda, se concentre novamente e prepare-se para a próxima.
Lembre-se: cada contração te deixa mais próxima de conhecer o seu bebê


3 - Respiração na fase expulsiva do parto
Na hora do expulsivo as contrações ficam mais intensas, longas e espaçadas e esse é o momento de maior importância do uso das técnicas de respiração e concentração.
Inspire pelo nariz e expire longamente, junto com a onda de força.
Não prenda a respiração neste momento, e no intervalo das contrações, retorne a respiração lenta e profunda, para relaxar e ajudar a pelve para que o bebê desça com mais facilidade.
