A amamentação é um dos momentos mais especiais e de maior conexão entre mãe e bebê, mas também pode ser desafiador.
Há diversas situações que podem ser frustrantes para as mamães nessa fase, por isso separamos algumas dicas para que o ato de amamentar seja tranquilo tanto para a mãe quanto para o bebê.
Já é mais do que comprovado a importância do aleitamento materno para o desenvolvimento do bebê. A amamentação é recomendada de forma exclusiva, até os seis meses de vida do bebê, mas você é livre para realizar a livre demanda e usar o leite como complemento até os dois anos ou mais do bebê.
Vamos agora aos 5 passos para ter a pega correta do bebê na mama e sucesso na fase da amamentação.

- #1 Grande parte da aréola na boca do bebê:
O bebê deve envolver praticamente toda a aréola na boca.
- #2 O nariz não encosta no seio e respira livremente:
Os recém-nascidos respiram somente pelo nariz, quando encostadas no seio, pode dificultar um pouco a respiração, o que acaba prejudicando a amamentação e a pega correta do bebê no seio.
- #3 As bochechas enchem quando sugam o leite:
Você irá notar as bochechas enchendo e ficando arredondadas. É possível até ouvir o leite sendo sugado e engolido pelo bebê, movimentando a musculatura do rosto.
- #4 Os lábios ficam virados para fora:
A boca do bebê deve fazer o formato de “boquinha de peixe” para que a sucção do leite materno esteja acontecendo de forma eficaz.
- #5 O queixo deve estar encostado no seio:
Com o narizinho livre, o queixo deve estar encostado na mama, de modo que ele consiga movimentar a língua para extrair o leite.

Amamentar não é uma tarefa fácil, requer cuidado, atenção, disposição, informação correta e como recompensa o sorriso do seu bebê mostra que tudo vale a pena. Com essas dicas a nossa idéia é tornar a experiência um pouco mais leve e tranquila para a mãe e bebê.
Com a pega correta da mama, ao amamentar a mãe não sente dor e o bebê estará bem nutrido e alimentado.
E fique tranquila quanto a posição que você estará para o momento da amamentação, não existe uma regra. A mamãe e o bebê devem estar confortáveis, e de preferência o bebê com a barriguinha encostada na mamãe.


Confie em você, mamãe. Com dedicação, você vai conseguir!
Acredite, você é capaz!
