Assim que descobrimos a gestação, já passamos a imaginar e pensar em cada detalhe, e a amamentação faz parte desse processo, é preciso estudar, se preparar fisicamente e psicologicamente para isso.
A amamentação é uma parte muito importante na vida da mamãe e do bebê. Para que tudo corra bem são necessários alguns cuidados antes do nascimento do bebê. É uma fase que exige muito cuidado, carinho e principalmente preparação.
Muitas vezes a amamentação ocorre de forma natural, mas se adotarmos alguns cuidados durante a gestação conseguimos evitar fissuras, rachaduras, além de preparar os seios para este momento.

Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar nesse processo de amamentação:
Sobre os mamilos
Os mamilos podem ser planos ou invertidos, e o que isso significa?
Significa que eles ficam para dentro e não para fora, isso pode acontecer durante a gestação, mesmo se isso nunca tiver acontecido com você.
Quando a projeção dele é mantida, chamamos de grau 1 e fique tranquila, ele não causa problemas na amamentação. No grau 2 o mamilo tende a se retrair, mesmo puxando e estimulando. Desta forma a amamentação se torna um pouco mais difícil. E quando você não consegue retirar o mamilo com as mãos, e ele se retrai no mesmo momento, estamos no grau 3. Isso significa que vai ser difícil amamentar.
No caso do diagnóstico de bico invertido, consulte o seu médico sobre alguns tratamentos para o mamilo, que podem ser massagens específicas.

O banho de sol na preparação dos seios
Uma das melhores técnicas para preparar o seio para a amamentação, 10 a 15 minutinhos de sol por dia no peito podem ser a solução para uma amamentação de qualidade no futuro, pois a vitamina D é ativada.
Mas claro, mantenha-se atenta quanto aos horários, o ideal é que seja antes das 10h da manhã ou após as 15h. Caso você não tenha um lugar adequado para pegar esse sol, você pode usar uma lâmpada 40W ou 60W. A deixe próxima dos seios numa distância de cerca de 20cm. Ela imita o efeito do sol, deixando a pele mais resistente.
Consultora de amamentação
Um dos melhores investimentos que você pode fazer sobre o assunto, além de explicações detalhadas, elas tem truques especiais para te ajudar na pega correta e também depois com as fissuras e rachaduras.

Após o nascimento do bebê:
É preciso aprender sobre a pega correta, muitas vezes ela acontece de forma natural e instintiva, caso não seja esse o caso, confira as dicas que separamos pra te ajudar:
Na hora da amamentação a posição precisa ser confortável para a mamãe e o bebê. Pense nisso antes mesmo de começar a amamentar, pois se você precisar se mexer durante, o bebê pode perder a pega e tornará o momento mais difícil. A melhor posição é com o bebê de frente para você, barriga com barriga, gerando ainda mais conexão e intimidade entre vocês.
Nessa posição é mais confortável e te permite estimular o bebê a abrir bem a boca. A dica de ouro é: Aproxime o bebê do seu peito, encostando o bico no lábio superior do bebê. Isso irá estimular a abertura da boca. Com a abertura da boca, traga o bebê para o peito.
Para estimular a descida do leite, lembre-se de manter a hidratação em dia, beba bastante água, deixe que o bebê esvazie a mama por completo antes de oferecer o outro seio, isso estimulará a produção de leite e permitirá que ele usufrue de todas as fases.
Problemas como estresse, ansiedade, diabete, pressão alta e usos de medicamentos interferem diretamente na produção do leite. Informe o seu médico de tudo para não correr o risco de tomar algum medicamento indevido.

E se eu não conseguir amamentar ?
Sei que esse processo pode ser complicado para algumas mamães, pois nem sempre as mulheres conseguem amamentar os seus bebês. E está tudo bem também. Todo o processo de cuidar, de se envolver e amar, elas fazem. O que importa nisso tudo é que o bebê esteja bem alimentado, cuidado, saudável e principalmente, muito amado.
A amamentação é um processo que nem sempre é fácil, é entrega, dedicação, carinho e cuidado. Entender todos os processos envolvidos desde o preparo da mama até a amamentação em si é muito importante para que tudo aconteça como o esperado.

Com essas dicas e informações temos certeza que você irá se sentir mais segura e preparada para este momento, aproveita que o conteúdo é valioso e já envia para a sua amiga que também tá preocupada com essa fase.