16/07/2022 às 13:33 Dicas de Maternidade

Quero contratar meu fotógrafo, mas a maternidade permite apenas a sua equipe: O que fazer?

924
2min de leitura

fotografia documental de parto é um tipo de fotografia bem especifico, onde o profissional deve ter as devidas certificações, orientações sobre comportamentos e cuidados dentro da sala do centro obstétrico. Tal atividade não pode ser exercida por qualquer profissional, é necessário ter os treinamentos, estudos e experiências para que esteja apto a fotografar em ambiente hospitalar.

Muitas maternidades estão proibindo a entrada dos fotógrafos na pandemia, sob a justificativa de evitar aglomeração no local. Quanto este aspecto, de forma isolada, não há nada que pode ser feito. Até porque não há legislação protegendo o ingresso desses profissionais na sala de parto. Contudo, o que vemos na prática, são as maternidades limitando a entrada apenas para os profissionais conveniados a ela.

Tal prática é denominada como VENDA CASADA, algo proibido por lei, considerado CRIME contra a ordem econômica e os direitos do consumidor. Caso você sofra este tipo de restrição, entre em contato com a maternidade.

Em caso de negativa, envie uma notificação extrajudicial, de preferência feita por um advogado. O advogado poderá, ainda, buscar autorização na Justiça, através de uma medida de urgência, para que o seu direito seja respeitado. Ainda que o fato já tenha ocorrido, dependendo do caso, poderá ser pleiteado indenização por danos materiais e morais. Informe-se e procure seus direitos!

ANÁLISE JURÍDICA DO CASO GIOVANNA EWBANK E BRUNO GAGLIASSO:

A maternidade pode proibir fotógrafo na sala de parto durante a pandemia?(falamos desse assunto nesta publicação)

No dia 10 de Julho, Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso divulgaram a foto do seu 3º filho, Zyan. Entre elogios e felicitações pela chegada do bebê, surgiu a polêmica: da fotógrafa acompanhando a família no parto.

Para quem não sabe do caso, deve se perguntar: “O que tem demais registrar esse momento tão especial?”. Eu explico! Durante a pandemia, algumas maternidades estão proibindo a entrada dos fotógrafos. Entre elas, a Perinatal, maternidade escolhida pelo casal.

Clique no botão para falar conosco via Whatsapp

Devido a diferença de tratamento entre eles e outras gestantes, a maternidade Perinatal recebeu diversas críticas em sua rede social. Mas, afinal, a maternidade pode ou não proibir a entrada de fotógrafos na pandemia? A resposta é: depende. Se a intenção for de preservar a saúde, ela pode fazer essa restrição. Porém, não pode haver tratamento desigual na relação de consumo. Só pode diferenciar os consumidores, se o fator de discriminação for justificável e proporcional, o que não foi o caso da maternidade Perinatal. Tanto que após exceção dada ao casal, foi autorizado pela Justiça, a entrada dos fotógrafos na maternidade. Ainda, a maternidade poderá sofrer ações individuais, daquelas gestantes que tiveram essa restrição. Por isso, informe-se e, em dúvida, entre em contato com um advogado de sua confiança. Você tem direito sim de contratar o seu fotógrafo desde que o mesmo seja especializado na fotografia de parto. Texto e análise por Samanta Passos


16 Jul 2022

Quero contratar meu fotógrafo, mas a maternidade permite apenas a sua equipe: O que fazer?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

burocracias da fotografia de parto caso giovanna ewbank entrada na maternidade fotografia de parto fotografo de parto fotografo de parto em santos

Quem viu também curtiu

14 de Fev de 2024

Legendas para suas fotos de gestante

15 de Fev de 2024

Ensaio Gestante - dicas para ensaio na praia

14 de Fev de 2024

Carimbo de placenta - conheça a arte que eterniza o momento do parto